quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Sequência Didática com o filme e livro "Como treinar o seu dragão"


ESCOLA ESTADUAL “SENADOR BUENO DE PAIVA”

— SEQUÊNCIA DIDÁTICA —

 

 

PROFESSORA — LUCIANA PEREIRA E COSTA  ANO — 6º ANO  DATA — JUNHO — 08 AULAS   

DISCIPLINA — PORTUGUÊS                  DATA — OUTUBRO    PERÍODO ESTIMADO — 12 AULAS

 

 

01 — EIXO TEMÁTICO — Compreensão e Produção de Textos

 

02 — TEMA — Gêneros

           SUBTEMA – Operação de Contextualização/Operação de Tematização.

 

03 — TÓPICO — Contexto de produção, circulação e recepção de textos.

                                  Organização temática do texto.

                                  Seleção Lexical e efeitos de sentido.

 

04 —DESCRITORES — PORTUGUÊS: D1/D3/D4/D6/D9/D11/D12/D15/D18.

 

05 — HABILIDADE BÁSICA/COMPETÊNCIA — Ler, reconhecer e identificar textos de diferentes gêneros.  Reconhecer informações explícitas em um texto. Inferir o significado de palavras e expressões usadas.

 

06 — CONTEÚDO/BIBLIOGRAFIA/LIVRO DIDÁTICO — Sequência narrativa e elementos da narração.

 

07 — OBJETIVOS — Tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes. Selecionar os procedimentos de leitura em função dos diferentes objetivos e interesses. Interpretar o gênero “sinopse”. Ressaltar a importância de valores morais, como: amizade, carinho, respeito, empatia, responsabilidade. Aliviar o montante de notas do terceiro bimestre.

 

08 — RECURSO DIDÁTICO — DVD, folhas xerocadas, folhas de sulfite, gravuras, desenhos, sinopse do filme, televisão, lápis de cor, régua, cola.

 

09 — METODOLOGIA — Assistir ao filme “COMO TREINAR SEU DRAGÃO”.  Fazer um debate sobre o filme com os alunos. Em trios, registrar um breve resumo do filme. Em duplas, fazer um cartaz, retirando a mensagem do filme. Como culminância, realizar uma atividade avaliativa — em anexo.


 10 — INTERDISCIPLINARIDADE —
Temas Transversais — o valor da amizade.

 

11 — ACOMPANHAMENTO/ANDAMENTO DAS TURMAS — As turmas seguiram juntas a metodologia acima, com apenas algumas discrepâncias não relevantes.

 

12 — AVALIAÇÕES APLICADAS —

 

DATA
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
26/06
Assistir ao filme proposto/Avaliação concomitante
27/06
Assistir ao filme proposto/Avaliação concomitante
28/06
Assistir ao filme proposto/Avaliação concomitante
29/06
Produção do Resumo e realização da Atividade Avaliativa
03/07
Confecção de cartazes pelos alunos

 

13 — DESENVOLVIMENTO —

 

1º MOMENTO — Debate com os alunos sobre a melhor forma de resolvermos nossos problemas. Provocar a reflexão — “Como devemos agir em relação a algo que nos incomoda? Será que a força física é a melhor forma?” E assim, envolver a sala em questionamentos. Que os alunos reflitam um pouco mais sobre a resolução de problemas de maneira pacífica... Assistir a parte I do filme “COMO TREINAR SEU DRAGÃO”. Variar os locais para assistir ao filme, como: a sala de aula, a biblioteca e o salão.

2º MOMENTO — Assistir a parte II do filme “COMO TREINAR SEU DRAGÃO”. Utilização do  atrativo “pipoca” para incentivar todos os alunos.

3º MOMENTO — Assistir a parte III do filme “COMO TREINAR SEU DRAGÃO”, sempre com os comentários da professora sobre as cenas que enfatizam a amizade, o diálogo, o carinho, o respeito, a empatia, a responsabilidade... ao longo do filme.

4º MOMENTO — Agrupar os alunos em trios para que possam fazer um resumo de, no máximo, 30 linhas.

5º MOMENTO — Distribuir as atividades avaliativas xerocadas com a sinopse do filme. Lembrar que é preciso fazer com atenção. Pedir como tarefa que tragam: régua, cola, lápis de cor e imagens impressas ou desenhos relacionados ao filme que assistimos.

6º MOMENTO — Pedir que formem duplas. Distribuir as folhas de sulfite. Explicar como se confecciona um cartaz: margem, formatação dos desenhos, tamanho da letra. Orientar que devem escrever a mensagem no caderno primeiro e, só depois, passar para o cartaz. Apreciação contínua e periódica da professora durante o trabalho realizado pelos alunos. Fixação dos cartazes em painéis.

7º MOMENTO — Correção da atividade avaliativa. Entregar e corrigir a atividade avaliativa, dando o retorno às questões que não ficaram bem esclarecidas; discussão de pontos divergentes. Entrega dos cartazes.

8º MOMENTO — OUTUBRO 02 semanas12 aulas — Leitura do livro “COMO TREINAR O SEU DRAGÃO” de Cressida Cowell.

9º MOMENTO — Dividir a sala em duplas novamente, para que possam, em dupla, apresentar um capítulo. Sendo permitido que usem cartazes ou ilustrações do que relatarem.

10º MOMENTO — Debate final — culminância sobre os valores trabalhados e autoavaliação.

— FEED BACK DA SUPERVISORA PEDAGÓGICA/ORIENTADORA EDUCACIONAL —___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                                                                                                                        VISTO

                                                                                                                          SUPERVISORA PEDAGÓGICA

ORIENTADORA EDUCACIONAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário